Olá, tudo bem?
ATPC - 08-07-2021
Estamos caminhando para o encerramento do 2º bim. e do primeiro semestre. A coordenação da escola (Profª Jane e Profª Ana) providenciou uma planilha com resultados de participação dos alunos, para evitarmos de atribuir notas que possam inviabilizar a oportunidade dos nossos alunos de, no segundo semestre e em um cenário diferente, recuperar a participação e conseguir um aproveitamento satisfatório.
CLIQUE AQUI para acessar a publicação sobre esta planilha e encerramento do Bim.
CLIQUE AQUI para acessar os Slides da apresentação deste ATPC
Solicitamos que tod@s os professor@s publiquem em TODOS os meios de comunicação disponíveis (grupos, Chat do CMSP e etc), MESMO aquel@s que não tem E.M (solicite que seus alunos ajudem a divulgar) a seguinte chamada:
COMUNICADO URGENTE
Atenção alunos:
TODOS os alunos dos 1º anos do Ensino médio devem entrar na SED e responder ao questionário sobre os itinerários formativos.
VAMOS GARANTIR UMA BOA NOTA NO 2º BIM?
PRAZO PARA FAZER AS SEQUÊNCIAS DIGITAIS E AAP NO CAED É SÓ ATÉ DIA 09.07 E RESPONDER AO QUESTIONÁRIO DOS 1º ANOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS É SÓ ATÉ DIA 08.07.
NÃO DEIXEM PARA A ÚLTIMA HORA!!
EM CASO DE DÚVIDA, PROCURE A ESCOLA OU FALE COM SEUS PROFESSORES.
________#________#___________
ATPC 01.07.2021Acesse AQUI os slides do ATPC
Acesse CLICANDO AQUI o formulário com questões
CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS ORIENTADORES
Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas.
LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<
FORMULÁRIO PARA ENVIO DE EVIDÊNCIAS CULMINÂNCIAS DAS ELETIVAS >>AQUI<<
Veja na postagem abaixo (ATPC de 17.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas
___#_____#________
ATPC - 24.06.2021
Link para os Slides deste ATPC >> Clique AQUI
ATPC - 17.06.2021
Link para a apresentação dos Slides do ATPC >> AQUI
LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO >>
CLIQUE AQUI<<
Link para as atividades deste ATPC - CLIQUE AQUI
Tutorial 01 para uso do CMSP no cel.
Tutorial 02 para uso do CMSP no computador.
ATPC - 10.06.2021
ESTES SÃO OS PLANOS DAS AULAS QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER COM SEUS ALUNOS NAS SUAS AULAS NO CMSP DE ACORDO COM O HORÁRIO DAS AULAS DA ESCOLA.
BANNER para ser copiado e divulgado pelos professores responsáveis pelas turmas, nos grupos DE WhatsApp de alunos durante todos os dias desta semana:
ATPC - 27.05.2021
PAUTA>> CLIQUE AQUI
Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS
>>> CLIQUE AQUI
Atividade do ATPC de hoje >> CLIQUE AQUI
_______________________________
Nesta página serão publicados os materiais de estudos usados nas ATPCs, também em 2021 a partir de hoje!
ATPC de 13.05.2021
SLIDES da PAUTA: AQUI<<
Competências Socioemocionais AQUI<<
Acesse as questões do G. Formulário AQUI<<
CLIQUE AQUI pra saber + sobre os PLANOS DE AULAS 2º BI
______ATPC - 17.12.2020_______________
Pauta ATPC em Ciências da Natureza - Recuperação e aprofundamento em Ciências da Natureza: ensino híbrido 2, transmitida pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo como parte da formação dos professores da Rede, dia 3 de dezembro de 2020.
Objetivos desta pauta formativa
Ampliar possibilidades de estratégias de Ensino Híbridas na perspectiva de intensificar o acompanhamento do desempenho dos estudantes no processo de recuperação e aprofundamento.
______ATPC - 10.12.2020_______________
Objetivos
desta pauta formativa:
- Iniciar os estudos acerca do Currículo Paulista, etapa do Ensino Médio;
- Conhecer as premissas e especificidades da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Discutir possibilidades de trabalho por área de conhecimento.
Abaixo, uma relação de alunos separados por séries/turmas. Solicitamos que você verifique com muita atenção aos alunos cujos nomes aparecem grifados. PROCURE se certificar se estes alunos realizaram algum tipo de atividade com você, se teve algum tipo de participação. Em caso afirmativo, anote em rascunho o nome série e turma e descreva brevemente o que este (s) alunos realizaram para em seguida, transcrever no formulário. Consulta seus registros, CR, grupos de whatsapp e outros meios usados.
IMPORTANTE: Os links com as relações de alunos SÓ PODERÃO serem acessados se você estiver logado ou fizer login na conta institucional do Google.
Relação de alunos das turmas do E.M
______ATPC - 03.12.2020_______________
Objetivos desta pauta formativa: (ciências, bio, quím. e fís)
Ampliar o desenvolvimento de atividades por meio do Ensino
Hibrido, na perspectiva de intensificar o engajamento entre os pares e trazer
reflexões sobre uso das tecnologias no desenvolvimento das ações de recuperação
e aprofundamento.
Conhecer sugestões de sequências de atividades para os componentes das áreas de Ciências da Natureza.
ARTIGO Metodologias ativas e modelos híbridos na educação (Moran)
Questões para reflexões e registros (ciências, bio, física e química)
___#___#___#___#___#___#___#___#___
MATEMÁTICA
O objetivo desta pauta é apoiar você na facilitação do momento formativo com os professores, retomar os aspectos essenciais trabalhados nas transmissões de etapa e ano, bem como indicar estratégias formativas e materiais a serem utilizados.
ARTIGO Metodologias ativas e modelos híbridos na educação (Moran)
Questões para reflexões e registros (MATEMÁTICA)
__________ATPC - 26.11.2020________________________________
Objetivos desta pauta formativa
- Ampliar o conhecimento sobre a unidade temática probabilidade e estatística no desenvolvimento de atividades interdisciplinares.
- Conhecer sugestões de atividades interdisciplinares para os componentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
___________ATPC - 19.11.2020_______________________________
Objetivos
desta pauta formativa:
Refletir sobre uso da tecnologia no
desenvolvimento das ações de recuperação e aprofundamento.
Conhecer sugestões de sequências de atividades para os componentes da área de Ciências da Natureza.
Questão 01: Os slides apresentam para cada disciplina, uma atividade para ser desenvolvida com alunos. Consulte os links abaixo para apontar o objeto de conhecimento da atividade da sua disciplina.
Ciências Física Química Biologia
Questão 02: Descreva um "antes e depois" sobre as suas práticas, relacionadas ao uso de novas tecnologias ou seja: como eram e como ficará no cenário do novo normal. (aulas presenciais)
Questão 03: Quais suas expectativas e planos para um novo cenário presencial de metodologias ativas, ensino híbrido e uso de novas tecnologias?
Questão 04: Como você relaciona: Habilidade essencial e Habilidade de suporte? Dê um exemplo prático desta relação.
Link para transcrição das suas respostas no Google formulário (Ciências, física, Química e Bio)
-------------------------------- # ----------------------------------
MATEMÁTICA
Slides da formação - Sequência de atividades 3 encontro 1
Para acessar as Sequências de Atividades Aprender Sempre, vol. 3: Ensino Fundamental Ensino Médio
Habilidades essenciais Matemática EM
Habilidades essenciais Matemática E.F
_______ATPC - 12.11.2020__________________________________
PAUTAS:
CONVIVA: Formação da Personalidade Ética e as contribuições da Escola: MATERIAIS
EFAPE: Interdisciplinaridade; Estratégias Avaliativas; CMSP
_______ATPC- 05.11.2020__________________________________
Objetivos desta pauta
formativa - Ciências da natureza
- Conhecer uma sugestão de abordagem da educação ambiental considerando a interdisciplinaridade em Ciências da Natureza;
- Retomar o Documento Orientador – Recuperação e Aprofundamento nos componentes além de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na área de Ciências da Natureza.
_____ATPC - 29.10.2020___________________________________
CIÊNCIAS - FÍSICA - BIOLOGIA - QUÍMICA
Apresentação dos Slides p/ ciências, física, biologia e química
Vídeo O que aprenderemos ao final da pandemia Mário Sergio Cortella
LINK para formulário da respostas das questões
____________________
MATEMÁTICA
Apresentação dos Slides de Matemática
Caderno 8º Ano E.F Medidas de volume (pág. 41)
Caderno 9º Ano E.F Atividades de medir (pág. 33)
Link para as questões do G. Formulário
______ATPC 15.10.2020___________________________________
Algumas definições:
Ensino híbrido: Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.
Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que valorizem a interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores.
Rotação: Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes. Em uma, parte dos alunos podem se dedicar ao ensino via plataformas digitais. Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos. Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando dúvidas. Proposta de rotação é muito apropriada para recuperação de aprendizagens ou para aprofundamento de estudos.
Aula invertida: Este conceito, embora distorcido em muitas situações é a rigor, a ideia de que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.
Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.
Para justificar o nome sala de aula invertida, além de os alunos consumirem conteúdo através do ensino online, os mesmos utilizam a sala de aula física para fazer exercícios, provas e trabalhos em grupo. É como se a flipped classroom fosse o encontro perfeito entre o EAD e o presencial.
A aprendizagem é, e deve ser, resultante de um processo interativo. O EAD traz o conceito de interatividade à tona cada vez mais de forma eficiente. A sala de aula invertida, por sua vez, proporciona essa interatividade. Visto que se vale de todos os recursos, funcionalidades e benefícios do ensino online e da aprendizagem presencial.
Disruptivo: O adjetivo vem da palavra disrupção, que significa a quebra do curso normal de um processo. No contexto educacional, pode representar a substituição de metodologias e estratégias arcaicas por metodologias atualizadas frente a realidade social, emocional, tecnológica e pedagógica.
ACESSE OS SLIDES DA FORMAÇÃO >CLICANDO AQUI<
Após estudar os slides da formação acima, faça as anotações de suas dúvidas e das reflexões abaixo sobre o material estudado:
1) As competências gerais do currículo oficial justificam a importância da adoção de tecnologias digitais de comunicação e informação. Quais são as vantagens do ensino híbrido neste contexto?
2) De que formas o ensino híbrido pode favorecer, tanto os alunos com deficit de aprendizagens quanto os alunos com altas habilidades?
3) Cite 03 características que você considera que serão incorporadas permanentemente nas suas práticas docentes, no 'novo normal'.
5) Leia o Slide 05 e faça uma autoavaliação sobre a forma com que tem enfrentado os desafios para aplicação de recursos de tecnologias digitais no seu trabalho e em que medida estas novas práticas irão te acompanhar no retorno das atividades presenciais.
CLIQUE >>>Link do formulário <<< para transcrição das suas reflexões.
Retransmissão do Vídeo do CMSP
__________ATPC 08.10.2020_______________________________
COMANDA:
Acesse o "Documento orientador sobre recuperação e
aprofundamento em todas as disciplinas" no link abaixo, leia atentamente a
Introdução e as propostas para cada disciplina nos slides indicados:
EM: Química - SLIDES 12 à 30
EM: Física - SLIDES 31 à 52
EM Biologia - SLIDES 53 à 72
EF: Ciências - SLIDES 277 à 294
LINK >>>> Documento Orientador para estudo e análise
Professores de Ciências; Biologia; Química e física: façam uma análise sobre as principais características metodológicas dos exemplos dos slides e reflita sobre as adaptações necessárias para viabilizar as propostas no ensino remoto para o Classroom e os Roteiros de estudos físicos. Por favor, façam registros.
PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Para início dos estudos específicos dos Cadernos Aprender Sempre proposto na ação de formação para Reforço e Aprofundamento, acessem os SLIDES abaixo e estude-os com foco na metodologia e estratégias apresentada no exemplo. Por favor, registrem em rascunho as suas observações. Este estudo terá desdobramentos na segunda parte do nosso encontro, às 10h45 e/ou 17h15.
_________________________________________________________________________
Para a segunda parte a partir das 17h15 hoje (08.10) exclusivamente aos prof. de Matemática no mesmo link da reunião das 13h30
Após a leitura e estudo dos Slides acima, acesse o questionário no LINK abaixo e responda com base no que você apreendeu da leitura e estudo de hoje. Retornamos ao Meet às 18h25.
CLIQUE AQUI para acessar o questionário
_______________ATPC 01.10.2020__________________________
RECURSOS:_________________ATPC 24.09.2020________________________
👉Apresentação de apoio
👉Artigo: Metodologias ativas de aprendizagens e os desafios educacionais da atualidade
👉 Materiais de apoio E.F - todos
👉 Materiais de apoio E.M - todos
COMANDA:
Faça uma breve revisão na apresentação de apoio e o vídeo da transmissão para retomar a abordagem feita anteriormente no ATPC do CMSP: (caso não tenha visto no dia 17.09, recomendamos que o faça oportunamente.)
"Gamificação – do inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos (utilizar elementos de jogo: pontos, conquistas, níveis) para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, normalmente não relacionados a jogos".
"Ousadia suprema: Tentar fazer os outros pensarem".
O foco deste estudo é:
Conhecer as habilidades essenciais de Matemática e Ciências da natureza para desenvolver propostas de aulas alinhadas com estas habilidades;
Conhecer o conceito de Metodologias Ativas, as justificativas que as tornam adequadas para a atualidade e os entraves para sua aplicação;
Refletir sobre a relação entre as metodologias ativas, o protagonismo e o engajamento dos alunos nas atividades propostas;
Questões para refletir e fazer registros em rascunho:
Com base no estudo do Artigo: Metodologias ativas de aprendizagens e os desafios educacionais da atualidade, e demais materiais, faça registros das seguintes questões:
1- As metodologias ativas apresentam grande potencial para atender as demandas e os desafios da educação atual. O que é necessário contudo, para que elas sejam adotadas e aplicadas de modo eficaz?
2- Embora as metodologias ativas apresentem resultados extraordinariamente positivos, quais são os obstáculos que se apresentam nos ambientes educacionais, para a sua aplicação?
3- Quais são as características das metodologias ativas, apresentadas no texto?
4- Qual é a diferença entre informação e conhecimento, apresentada no texto, e o que caracteriza uma pessoa plenamente formada e apta para atender as demandas do mundo atual?
5- Assista o trecho do vídeo de transmissão do CMSP (do min. 29'30 até 31') e pense em uma "gamificação" de um conteúdo da sua disciplina. Cuidado! Gamificar não é necessariamente encontrar um jogo sobre o conteúdo e sim, incluir características de jogos na situação de aprendizagem.
6- Avaliação do encontro
7 - Sugestões, criticas e opinião
----------------ATPC 17.09.2020-------------------------------------
Consulte os materiais abaixo para fazer as reflexões e registros sobre as questões propostas:
Caderno de Matemática 1º 2º e 3º ano E.M
Caderno de Ciências da Natureza: 1º ANO 2º ANO 3º ANO
Materiais de apoio E.F - todos
Materiais de apoio E.M - todos
QUESTÕES: selecione as suas questões e faça registro em rascunho para transcrição em formulário)
Área de Ciências da natureza e MATEMÁTICA do E.M
Os cadernos do professor de todas as séries do E.M apresentam os respectivos quadros com a organização curricular (conforme exemplo abaixo)
Visite os cadernos das séries nas quais você atua, faça uma leitura e registre:
1- relação de um tema escolhido por você com uma competência geral da BNCC que esteja relacionada à leitura e escrita.
“Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais”.
2- Considere a definição acima e identifique 3 situações em atividades do(s) Caderno(s) que vc escolheu para estudar hoje, em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento.(Registre o trecho em que a proposta ‘coloca’ o aluno na condição de protagonista, ativo)
3- Escolha uma atividade do(s) caderno(s) que vc selecionou para estudar hoje e relacione alguns pré-requisitos que vc deve verificar numa sondagem antes de propor a atividade.
Ciências E.F
Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.
“Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais”.
1- Considere a definição acima e identifique 3 situações em atividades do(s) Caderno(s) que vc escolheu para estudar hoje, em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento.(Registre o trecho em que a proposta ‘coloca’ o aluno na condição de protagonista, ativo)
2- Escolha uma atividade do(s) caderno(s) que vc selecionou para estudar hoje e relacione alguns pré-requisitos que vc deve verificar numa sondagem antes de propor a atividade.
Em várias ocasiões, o caderno recomenda sites de referências e vídeos como fontes de pesquisa:
3- De que forma o professor pode facilitar e estimular a pesquisa, minimizando o risco dos alunos consultarem fontes não confiáveis?
Matemática E.F
Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.
“Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais”.
1- Considere a definição acima e identifique 3 situações em atividades do(s) Caderno(s) que vc escolheu para estudar hoje, em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento.(Registre o trecho em que a proposta ‘coloca’ o aluno na condição de protagonista, ativo)
2- Escolha uma atividade do(s) caderno(s) que vc selecionou para estudar hoje e relacione alguns pré-requisitos que vc deve verificar numa sondagem antes de propor a atividade
3- O caderno explora a resolução de problemas matemáticos em detrimento a listas de exercícios. Qual é a relação desta opção (resolução de problemas) com a metodologia ativa?
4- Identifique entre as atividades do 7º ano, a importância da competência leitora para a interpretação de dados matemáticos.
____MATERIAIS ATPC DE 10.09.2020____________________________________
6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO 1º E.M 2º E.M 3º E.M
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS SLIDES DA ATPC DE 10.09.2020
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS GABARITOS DA 27ª AAP
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RELAÇÃO DE HABILIDADES ESSENCIAIS DE TODAS AS DISCIPLINAS
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CADERNOS DE FORMAÇÃO; CADERNOS DE APOIO; CADERNOS DO PROFESSOR E CADERNOS DO APRENDER SEMPRE DO E.F e E.M
CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO DOS ATPCs DO CMSP DESTA SEMANA
______________________________________________________________________
Slides do dia 03.09.2020 >> CLIQUE AQUI para acessar
Dia 20.08.2020 Clique AQUI para ver os Slides da apresentação
Clique AQUI para ver a História e teatro do Tangram
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação. Seu comentário será analisado e em breve, publicado. Acompanhe.
Grato
Celina Digital