Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias - ATPC

 

Olá, tudo bem?


ATPC - 08-07-2021

 Estamos caminhando para o encerramento do 2º bim. e do primeiro semestre. A coordenação da escola (Profª Jane e Profª Ana) providenciou uma planilha com resultados de participação dos alunos, para evitarmos de atribuir notas que possam inviabilizar a oportunidade dos nossos alunos de, no segundo semestre e em um cenário diferente, recuperar a participação e conseguir um aproveitamento satisfatório. 


CLIQUE AQUI para acessar a publicação sobre esta planilha e encerramento do Bim.

CLIQUE AQUI para acessar os Slides da apresentação deste ATPC 

Solicitamos que tod@s os professor@s publiquem em TODOS os meios de comunicação disponíveis (grupos, Chat do CMSP e etc), MESMO aquel@s que não tem E.M (solicite que seus alunos ajudem a divulgar) a seguinte chamada: 

COMUNICADO URGENTE 

Atenção alunos: 

TODOS os alunos dos 1º anos do Ensino médio devem entrar na SED e responder ao questionário sobre os itinerários formativos. 

VAMOS GARANTIR UMA BOA NOTA NO 2º BIM? 

PRAZO PARA  FAZER AS SEQUÊNCIAS DIGITAIS E AAP NO CAED É SÓ  ATÉ DIA 09.07 E RESPONDER AO QUESTIONÁRIO DOS 1º ANOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS É SÓ ATÉ DIA 08.07. 

NÃO DEIXEM PARA A ÚLTIMA HORA!!

 EM CASO DE DÚVIDA, PROCURE A ESCOLA OU FALE COM SEUS PROFESSORES.

 ________#________#___________

ATPC 01.07.2021

Acesse AQUI os slides do ATPC

Acesse  CLICANDO AQUI o formulário com questões


CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS ORIENTADORES

Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas. 

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE EVIDÊNCIAS CULMINÂNCIAS DAS ELETIVAS >>AQUI<<

Veja na postagem abaixo (ATPC de 17.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas

___#_____#________


ATPC - 24.06.2021

Link para os Slides deste ATPC >> Clique AQUI

CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS ORIENTADORES

Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas. 

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<

Veja na postagem abaixo (ATPC de 16.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas


_______________________________


ATPC - 17.06.2021

Link para a apresentação dos Slides do ATPC >> AQUI

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO >> CLIQUE AQUI<<

Link para as atividades deste ATPC - CLIQUE AQUI




Tutorial 01 para uso do CMSP no cel.

Tutorial 02 para uso do CMSP no computador.



ATPC - 10.06.2021

Acesse os SLIDES da apresentação: CLIQUE AQUI

ACESSE as questões deste ATPC AQUI

LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI


Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI

ESTES SÃO OS PLANOS DAS AULAS QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER COM SEUS ALUNOS NAS SUAS AULAS NO CMSP DE ACORDO COM O HORÁRIO DAS AULAS DA ESCOLA.

BANNER para ser copiado e divulgado pelos professores responsáveis pelas turmas, nos grupos DE WhatsApp de alunos durante todos os dias desta semana:











ATPC - 27.05.2021

PAUTA>> CLIQUE AQUI

Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> CLIQUE AQUI

Atividade do ATPC de hoje >> CLIQUE AQUI



_______________________________




ATPC - 20.05.2021

PAUTA - CLIQUE AQUI


Atividade do ATPC de hoje: CLIQUE AQUI

Nesta página serão publicados os materiais de estudos usados nas ATPCs, também em 2021 a partir de hoje!


ATPC de 13.05.2021

SLIDES da PAUTA: AQUI<<

Competências Socioemocionais AQUI<<

Acesse as questões do G. Formulário AQUI<<

CLIQUE AQUI pra saber + sobre os PLANOS DE AULAS 2º BI





______ATPC - 17.12.2020_______________

Pauta ATPC em Ciências da Natureza - Recuperação e aprofundamento em Ciências da Natureza: ensino híbrido 2, transmitida pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo como parte da formação dos professores da Rede, dia 3 de dezembro de 2020.

Objetivos desta pauta formativa

Ampliar possibilidades de estratégias de Ensino Híbridas na perspectiva de intensificar o acompanhamento do desempenho dos estudantes no processo de recuperação e aprofundamento.

Vídeo da transmissão do CMSP

Apresentação de SLIDES

·         Vídeo slide 23

·         Vídeo slide 32

·         Vídeo slide 40

CLIQUE AQUI PARA VER O CRONOGRAMA DO CONSELHO E LISTAS PROVISÓRIAS DE ALUNOS COM DEFICIT DE PARTICIPAÇÃO


______ATPC - 10.12.2020_______________

Objetivos desta pauta formativa:

  • Iniciar os estudos acerca do Currículo Paulista, etapa do Ensino Médio;
  • Conhecer as premissas e especificidades da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Discutir possibilidades de trabalho por área de conhecimento.

Prioridade:

Abaixo, uma relação de alunos separados por séries/turmas. Solicitamos que você verifique com muita atenção aos alunos cujos nomes aparecem grifados. PROCURE se certificar se estes alunos realizaram algum tipo de atividade com você, se teve algum tipo de participação. Em caso afirmativo, anote em rascunho o nome série e turma e descreva brevemente o que este (s) alunos realizaram para em seguida, transcrever no formulário. Consulta seus registros, CR, grupos de whatsapp e outros meios usados. 

IMPORTANTE: Os links com as relações de alunos SÓ PODERÃO serem acessados se você estiver logado ou fizer login na conta institucional do Google.

Relação de alunos das turmas do E.M

Relação de alunos das turmas do E.F

Formulário para transcrição de nomes dos  alunos


______ATPC - 03.12.2020_______________

Objetivos desta pauta formativa: (ciências, bio, quím. e fís)

Ampliar o desenvolvimento de atividades por meio do Ensino Hibrido, na perspectiva de intensificar o engajamento entre os pares e trazer reflexões sobre uso das tecnologias no desenvolvimento das ações de recuperação e aprofundamento.

Conhecer sugestões de sequências de atividades para os componentes das áreas de Ciências da Natureza.

Slides deste encontro

ARTIGO Metodologias ativas e modelos híbridos na educação (Moran)

Questões para reflexões e registros (ciências, bio, física e química)

___#___#___#___#___#___#___#___#___

MATEMÁTICA

O objetivo desta pauta é apoiar você na facilitação do momento formativo com os professores, retomar os aspectos essenciais trabalhados nas transmissões de etapa e ano, bem como indicar estratégias formativas e materiais a serem utilizados.

Slides deste encontro

ARTIGO Metodologias ativas e modelos híbridos na educação (Moran)

Questões para reflexões e registros (MATEMÁTICA)


__________ATPC - 26.11.2020________________________________

Objetivos desta pauta formativa

  • Ampliar o conhecimento sobre a unidade temática probabilidade e estatística no desenvolvimento de atividades interdisciplinares.
  • Conhecer sugestões de atividades interdisciplinares para os componentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática.


___________ATPC - 19.11.2020_______________________________

Objetivos desta pauta formativa:

 Refletir sobre uso da tecnologia no desenvolvimento das ações de recuperação e aprofundamento.

Conhecer sugestões de sequências de atividades para os componentes da área de Ciências da Natureza.

Vídeo da transmissão do CMSP

Apresentação dos Slides

Questão 01: Os slides apresentam para cada disciplina, uma atividade para ser desenvolvida com alunos. Consulte os links abaixo para apontar o objeto de conhecimento da atividade da sua disciplina.

Ciências         Física      Química     Biologia

Questão 02: Descreva um "antes e depois" sobre as suas práticas, relacionadas ao uso de novas tecnologias ou seja: como eram e como ficará no cenário do novo normal. (aulas presenciais) 

Questão 03: Quais suas expectativas e planos para um novo cenário presencial de metodologias ativas, ensino híbrido e uso de novas tecnologias? 

Questão 04: Como você relaciona: Habilidade essencial e Habilidade de suporte? Dê um exemplo prático desta relação.

Link para transcrição das suas respostas no Google formulário (Ciências, física, Química e Bio)


-------------------------------- # ----------------------------------

MATEMÁTICA

Slides da formação - Sequência de atividades 3 encontro 1

Para acessar as Sequências de Atividades Aprender Sempre, vol. 3: Ensino Fundamental        Ensino Médio

Habilidades essenciais Matemática EM

Habilidades essenciais Matemática E.F

Formulário de questões


_______ATPC - 12.11.2020__________________________________

PAUTAS:

CONVIVA: Formação da Personalidade Ética e as contribuições da Escola: MATERIAIS

EFAPE: Interdisciplinaridade; Estratégias Avaliativas; CMSP


_______ATPC- 05.11.2020__________________________________

Objetivos desta pauta formativa - Ciências da natureza

  • Conhecer uma sugestão de abordagem da educação ambiental considerando a interdisciplinaridade em Ciências da Natureza;
  • Retomar o Documento Orientador – Recuperação e Aprofundamento nos componentes além de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na área de Ciências da Natureza.
AQUI: Acesso aos SLIDES de estudos para ciências, física, química e biologia
Química - slide 27 em diante
Física - slide 44 em diante
Biologia - slide 63 em diante
Ciências - slides 81 em diante


Link para o formulário de questões de Ciências, Física, Química e Biologia

_________________Matemática__________________________




_____ATPC - 29.10.2020___________________________________

CIÊNCIAS - FÍSICA - BIOLOGIA - QUÍMICA

Vídeo da transmissão do CMSP

Apresentação dos Slides p/ ciências, física, biologia e química

Vídeo O que aprenderemos ao final da pandemia Mário Sergio Cortella

LINK para formulário da respostas das questões

____________________

MATEMÁTICA

Vídeo da Transmissão do CMSP

Apresentação dos Slides de Matemática

Caderno 6º Ano E.F (pág. 42)

Caderno 8º Ano E.F Medidas de volume (pág. 41) 

Caderno 9º Ano E.F Atividades de medir (pág. 33)

identificação do número de página dos cadernos: 


Prof. Antoni Zabala: “Aprendemos a dançar dançando” 


Link para as questões do G. Formulário



______ATPC 15.10.2020___________________________________

Algumas definições:

Ensino híbrido: Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.

Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que valorizem a interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores.

Rotação: Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes. Em uma, parte dos alunos podem se dedicar ao ensino via plataformas digitais. Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos. Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando dúvidas. Proposta de rotação é muito apropriada para recuperação de aprendizagens ou para aprofundamento de estudos.

Aula invertida: Este conceito, embora distorcido em muitas situações é a rigor, a ideia de que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar  dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.

Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.

Para justificar o nome sala de aula invertida, além de os alunos consumirem conteúdo através do ensino online, os mesmos utilizam a sala de aula física para fazer exercícios, provas e trabalhos em grupo. É como se a flipped classroom fosse o encontro perfeito entre o EAD e o presencial.

A aprendizagem é, e deve ser, resultante de um processo interativo. O EAD traz o conceito de interatividade à tona cada vez mais de forma eficiente. A sala de aula invertida, por sua vez, proporciona essa interatividade. Visto que se vale de todos os recursos, funcionalidades e benefícios do ensino online e da aprendizagem presencial.

Disruptivo: O adjetivo vem da palavra disrupção, que significa a quebra do curso normal de um processo. No contexto educacional, pode representar a substituição de metodologias e estratégias arcaicas por metodologias atualizadas frente a realidade social, emocional, tecnológica e pedagógica.

ACESSE OS SLIDES DA FORMAÇÃO  >CLICANDO AQUI<

Após estudar os slides da formação acima, faça as anotações de suas dúvidas e das reflexões abaixo sobre o material estudado:

1) As competências gerais do currículo oficial justificam a importância da adoção de tecnologias digitais de comunicação e informação. Quais são as vantagens do ensino híbrido neste contexto?

2) De que formas o ensino híbrido pode favorecer, tanto os alunos com deficit de aprendizagens quanto os alunos com altas habilidades?

3) Cite 03 características que você considera que serão incorporadas permanentemente nas suas práticas docentes, no 'novo normal'. 

5) Leia o Slide 05 e faça uma autoavaliação sobre a forma com que tem enfrentado os desafios para aplicação de recursos de tecnologias digitais no seu trabalho e em que medida estas novas práticas irão te acompanhar no retorno das atividades presenciais.

CLIQUE >>>Link do formulário <<< para transcrição das suas reflexões.

Retransmissão do Vídeo do CMSP


__________ATPC 08.10.2020_______________________________












COMANDA:

Acesse o "Documento orientador sobre recuperação e aprofundamento em todas as disciplinas" no link abaixo, leia atentamente a Introdução e as propostas para cada disciplina nos slides indicados:

INTRODUÇÃO: SLIDES 01 a 11 CIÊNCIAS; BIOLOGIA;QUÍMICA E FÍSICA
EM: Química - SLIDES 12 à 30
EM: Física - SLIDES 31 à 52
EM Biologia - SLIDES 53 à 72
EF: Ciências - SLIDES 277 à 294

LINK >>>> Documento Orientador para estudo e análise

Professores de Ciências; Biologia; Química e física: façam uma análise sobre as principais características metodológicas dos exemplos dos slides e reflita sobre as adaptações necessárias para viabilizar as propostas no ensino remoto para o Classroom e os Roteiros de estudos físicos. Por favor, façam registros.


PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Para início dos estudos específicos dos Cadernos Aprender Sempre proposto na ação de formação para Reforço e Aprofundamento, acessem os SLIDES abaixo e estude-os com foco na metodologia e estratégias apresentada no exemplo. Por favor, registrem em rascunho as suas observações. Este estudo terá desdobramentos na segunda parte do nosso encontro, às 10h45 e/ou 17h15.

SLIDES PARA  FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS e ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO

_________________________________________________________________________


Para a segunda parte a partir das 17h15 hoje (08.10) exclusivamente aos prof. de Matemática no mesmo link da reunião das 13h30

Após a leitura e estudo dos Slides acima, acesse o questionário no LINK abaixo e responda com base no que você apreendeu da leitura e estudo de hoje. Retornamos ao Meet às 18h25.

CLIQUE AQUI para acessar o questionário 


_______________ATPC 01.10.2020__________________________

RECURSOS:


Consulte abaixo os materiais de apoio (cadernos do professor e do aluno)





_________________ATPC 24.09.2020________________________


👉Apresentação de apoio

👉Vídeo da transmissão do CMSP

👉Artigo: Metodologias ativas de aprendizagens e os desafios educacionais da atualidade

👉 Materiais de apoio E.F - todos

👉 Materiais de apoio E.M - todos

COMANDA:

Faça uma breve revisão na apresentação de apoio e o vídeo da transmissão para retomar a abordagem feita anteriormente no ATPC do CMSP: (caso não tenha visto no dia 17.09, recomendamos que o faça oportunamente.)

"Gamificação – do inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos (utilizar elementos de jogo: pontos, conquistas, níveis) para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, normalmente não relacionados a jogos".

"Ousadia suprema: Tentar fazer os outros pensarem".

O foco deste estudo é:

Conhecer as habilidades essenciais de Matemática e Ciências da natureza para desenvolver propostas de aulas alinhadas com estas habilidades;

Conhecer o conceito de Metodologias Ativas, as justificativas que as tornam adequadas para a atualidade e os entraves para sua aplicação;

Refletir sobre a relação entre as metodologias ativas, o protagonismo e o engajamento dos alunos nas atividades propostas;

Questões para refletir e fazer registros em rascunho:

Com base no estudo  do Artigo: Metodologias ativas de aprendizagens e os desafios educacionais da atualidade, e demais materiais, faça registros das seguintes questões:

1- As metodologias ativas apresentam grande potencial para atender as demandas e os desafios da educação atual. O que é necessário contudo, para que elas sejam adotadas e aplicadas de modo eficaz?

2- Embora as metodologias ativas apresentem resultados extraordinariamente positivos, quais são os obstáculos que se apresentam nos ambientes educacionais, para a sua aplicação?

3- Quais são as características das metodologias ativas, apresentadas no texto?

4- Qual é a diferença entre informação e conhecimento, apresentada no texto, e o que caracteriza uma pessoa plenamente formada e apta para atender as demandas do mundo atual?

5- Assista o trecho do vídeo de transmissão do CMSP (do min. 29'30 até 31') e pense em uma "gamificação" de um conteúdo da sua disciplina. Cuidado! Gamificar não é necessariamente encontrar um jogo sobre o conteúdo e sim, incluir características de jogos na situação de aprendizagem.

6- Avaliação do encontro

7 - Sugestões, criticas e opinião



----------------ATPC 17.09.2020-------------------------------------

Consulte os materiais abaixo para fazer as reflexões e registros sobre as questões propostas:

Caderno de Matemática E.F

Caderno de Ciências E.F

Caderno de Matemática 1º 2º e 3º ano E.M

Caderno de Ciências da Natureza: 1º ANO    2º ANO    3º ANO

Materiais de apoio E.F - todos

Materiais de apoio E.M - todos

QUESTÕES: selecione as suas questões e faça registro em rascunho para transcrição em formulário)

Área de Ciências da natureza  e MATEMÁTICA do E.M

 Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.

Os cadernos do professor de todas as séries do E.M apresentam os respectivos quadros com a organização curricular (conforme exemplo abaixo)






Visite os cadernos das séries nas quais você atua, faça uma leitura e registre:

1- relação de um tema escolhido por você com uma competência geral da BNCC que esteja relacionada à leitura e escrita.

“Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais”.

2- Considere a definição acima e identifique 3 situações em atividades do(s) Caderno(s) que vc escolheu para estudar hoje, em que  os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento.(Registre o trecho em que a proposta ‘coloca’ o aluno na condição de protagonista, ativo)

3- Escolha uma atividade do(s) caderno(s) que vc selecionou para estudar hoje e relacione alguns pré-requisitos que vc deve verificar numa sondagem antes de propor a atividade.

 

Ciências E.F

Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.

“Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais”.

1- Considere a definição acima e identifique 3 situações em atividades do(s) Caderno(s) que vc escolheu para estudar hoje, em que  os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento.(Registre o trecho em que a proposta ‘coloca’ o aluno na condição de protagonista, ativo)

2- Escolha uma atividade do(s) caderno(s) que vc selecionou para estudar hoje e relacione alguns pré-requisitos que vc deve verificar numa sondagem antes de propor a atividade.

Em várias ocasiões, o caderno recomenda sites de referências e vídeos como fontes de pesquisa:

3- De que forma o professor pode facilitar e estimular a pesquisa, minimizando o risco dos alunos consultarem fontes não confiáveis?

 

Matemática E.F

Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.

“Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento. São exemplos de metodologias ativas: Ensino Híbrido, Gamificação, entre outras mais”.

1- Considere a definição acima e identifique 3 situações em atividades do(s) Caderno(s) que vc escolheu para estudar hoje, em que  os alunos são protagonistas e participam ativamente da construção do conhecimento.(Registre o trecho em que a proposta ‘coloca’ o aluno na condição de protagonista, ativo)

2- Escolha uma atividade do(s) caderno(s) que vc selecionou para estudar hoje e relacione alguns pré-requisitos que vc deve verificar numa sondagem antes de propor a atividade 

3- O caderno explora a resolução de problemas matemáticos em detrimento a listas de exercícios. Qual é a relação desta opção (resolução de problemas) com a metodologia ativa?

4- Identifique entre as atividades do 7º ano, a importância da competência leitora para a interpretação de dados matemáticos. 




____MATERIAIS ATPC DE 10.09.2020____________________________________

6º ANO        7º ANO        8º ANO        9º ANO            1º E.M        2º E.M        3º E.M

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS SLIDES DA ATPC DE 10.09.2020

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS GABARITOS DA 27ª AAP 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RELAÇÃO DE HABILIDADES ESSENCIAIS DE TODAS AS DISCIPLINAS

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CADERNOS DE FORMAÇÃO; CADERNOS DE APOIO; CADERNOS DO PROFESSOR E CADERNOS DO APRENDER SEMPRE DO E.F e E.M

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO DOS ATPCs DO CMSP DESTA SEMANA

______________________________________________________________________

Slides do dia 03.09.2020 >> CLIQUE AQUI para acessar

Dia 20.08.2020 Clique AQUI para ver os Slides da apresentação

Clique AQUI para ver a História e teatro do Tangram

Entrevista com Prof. Dr. Nilson José Machado, AQUI e AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será analisado e em breve, publicado. Acompanhe.
Grato
Celina Digital

MATERIAIS DE APROFUNDAMENTO PARA DOCENTES - REPLANEJAMENTO 2º BIM 2024

Olá Professores (as) Estamos de volta para completar a jornada do ano letivo. Desejamos êxito em seus trabalhos e para isso disponibilizamos...