Área de Ciências Humanas e suas tecnologias - ATPC

 

ATPC - 06-06-2021

Olá, tudo bem? Estamos caminhando para o encerramento do 2º bim. e do primeiro semestre.

A coordenação da escola (Profª Jane e Profª Ana) providenciou uma planilha com resultados de participação dos alunos, para evitarmos de atribuir notas que possam inviabilizar a oportunidade dos nossos alunos de, no segundo semestre e em um cenário diferente, recuperar a participação e conseguir um aproveitamento satisfatório. 

CLIQUE AQUI para acessar a publicação sobre esta planilha

CLIQUE AQUI para acessar a apresentação deste ATPC

Solicitamos que tod@s os professor@s publiquem em TODOS os meios de comunicação disponíveis (grupos, Chat do CMSP e etc), MESMO aquel@s que não tem E.M (solicite que seus alunos ajudem a divulgar) a seguinte chamada:

COMUNICADO URGENTE

Atenção alunos:

TODOS os alunos dos 1º anos do Ensino médio devem entrar na SED e responder ao questionário sobre os itinerários formativos.

VAMOS GARANTIR UMA BOA NOTA NO 2º BIM?

PRAZO PARA  FAZER AS SEQUÊNCIAS DIGITAIS E AAP NO CAED É SÓ  ATÉ DIA 09.07 E RESPONDER AO QUESTIONÁRIO DOS 1º ANOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS É SÓ ATÉ DIA 08.07. NÃO DEIXEM PARA A ÚLTIMA HORA!!

EM CASO DE DÚVIDA, PROCURE A ESCOLA OU FALE COM SEUS PROFESSORES.

________#________#___________



ATPC - 29.06.2021

SLIDES DA APRESENTAÇÃO DESTE ATPC - AQUI

CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS ORIENTADORES

Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas. 

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE EVIDÊNCIAS CULMINÂNCIAS DAS ELETIVAS >>AQUI<<

Veja na postagem abaixo (ATPC de 15.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas



_______#_________#_________

ATPC - 22-06.2021

Slides desta apresentação CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS ORIENTADORES

Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas. 

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<

Veja na postagem abaixo (ATPC de 15.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas







ATP
C - 15.06.2021 - 
clique PARA VER: >>DATAS IMPORTANTES - DIVULGUEM

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<

Slides desse ATPC - Clique AQUI

TUTORIAIS CMSP Prof. Regivan >> ABAIXO

LINK com as questões sobre este ATPC >>>CLIQUE AQUI



TUTORIAL 01 sobre USO do APP CMSP para celular
(Veja MAIS abaixo, o  tutorial para computador)

TUTORIA CMSP PARA COMPUTADORES






ATPC - 08.06.2021

Apresentação - SLIDES - CLIQUE AQUI

Formulário de questões - CLIQUE AQUI

LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI

ESTES SÃO OS PLANOS DAS AULAS QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER COM SEUS ALUNOS NAS SUAS AULAS NO CMSP DE ACORDO COM O HORÁRIO DAS AULAS DA ESCOLA.


BANNER para ser copiado e divulgado pelos professores responsáveis pelas turmas, nos grupos DE WhatsApp de alunos durante todos os dias desta semana:






ATPC - 01.06.2021

PAUTA e APRESENTAÇÃO- CLIQUE AQUI

Atividade do ATPC de hoje >> CLIQUE AQUI

Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI



____________________________________________________________


ATPC - 25.05.2021

PAUTA- CLIQUE AQUI

Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI

Atividade do ATPC de hoje >> AQUI




#________#________#__________#__________#___________#___________#______



ATPC - 18.05.2021

Pauta - CLIQUE AQUI

Artigo: Cultura Maker: O que é e como aplicá-la na educação

Atividade do ATPC - CLIQUE AQUI



Nesta página serão publicados os materiais de estudos usados nas ATPCs, também em 2021 a partir de hoje!

ATPC de 11.05.2021


SLIDES da PAUTA: AQUI<<

Competências Socioemocionais AQUI<<

Acesse as questões do G. Formulário AQUI<<

CLIQUE AQUI pra saber + sobre os PLANOS DE AULAS 2º BI








______________ATPC - 15.12.2020______________________

1ª parte: Alinhamento sobre fechamento de aproveitamento 2020.

Objetivos desta pauta formativa:

  •  Analisar historicamente o conceito de terrorismo.
  •  Sugerir atividades que desenvolvam habilidades relacionadas ao conceito de terrorismo.
  •  Valorizar a multiplicidade de fontes e de narrativas e sua escolha e análise em função das diretrizes curriculares para a formação integral.

______________ATPC - 08.12.2020______________________

Ciências Humanas - Currículo Paulista Ensino Médio

Objetivos desta pauta formativa

Conhecer o currículo da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a construção dos organizadores curriculares da área e a importância do trabalho em grupo


Abaixo, uma relação de alunos separados por séries/turmas. Solicitamos que você verifique com muita atenção aos alunos cujos nomes aparecem grifados. PROCURE se certificar se estes alunos realizaram algum tipo de atividade com você, se teve algum tipo de participação. Em caso afirmativo, anote em rascunho o nome série e turma e descreva brevemente o que este (s) alunos realizaram para em seguida, transcrever no formulário. Consulta seus registros, CR, grupos de whatsapp e outros meios usados.
IMPORTANTE: Os links com as relações de alunos SÓ PODERÃO serem acessados se você estiver logado ou fizer login na conta institucional do Google.




___________ATPC - 01.12.2020______________________

Ciências Humanas - Recuperação e aprofundamento em Ciências Humanas: educação e justiça socioambiental.

Objetivos desta pauta formativa:

  • Refletir sobre as possíveis abordagens da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem.
  • Reconhecer a Educação Ambiental articulada com todos os componentes curriculares.
  • Ampliar estratégias de ensino baseadas em desafios na perspectiva da Educação Ambiental.
  • Reconhecer a Educação Ambiental como desenvolvimento da educação integral, de forma interdisciplinar e transversal.



__________ATPC - 24.11.2020______________________

Objetivos desta pauta formativa:

Analisar as características econômicas do Brasil no período JK.
Ampliar a prática docente por meio de apresentação de ferramentas de ensino e aprendizagens.

Questões de reflexões (G. form)


__________ATPC 17.11.2020_______________________


Vídeo explicativo sobre como acessar o menu de conteúdos integrados (acesso somente logado no AVA da EFAPE0

Apresentação da ATPC - Educação em direitos humanos/Recuperação & Aprofundamento

Diferença entre Mapa mental e Mapa conceitual

Vídeo da transmissão do CMSP

Abaixo, assista ao vídeo STJ - Direitos Humanos

Questões - Google Formulário

___________ATPC 10.11.2020______________________

Pauta 

CONVIVA: Formação da Personalidade Ética e as contribuições da Escola: MATERIAIS







_________ATPC 03.11.2020________________________

Objetivos desta pauta formativa:

  • Descrever elementos constitutivos da paisagem;
  • Compreender o conceito de paisagem natural, social e cultural;
  • Ampliar a prática docente por meio de atividades de Recuperação e Aprofundamento;
  • Articular Ciências Humanas no desenvolvimento das atividades interdisciplinares.

Vídeos e planos de aulas com roteiros criados pelo Centro de Mídias que vão potencializar seu trabalho:

REPOSITÓRIO

http://bit.ly/aulagestaodotempo




__________ATPC 27.10.2020_______________________

LINK para os SLIDES da apresentação
LINK para o G. Formulário




_________ATPC 20.10.2020_______________________

LINK: PPT de apoio - Apresentação

Tod@s slides 01 a 24
Geo 25 a 37
filos. 35
sociol. 36 a 39
Hist. 40 em diante

Documento orientador para recuperação e aprofundamento para disciplinas além de L.P e Mat.

Livro: Njinga A Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba

Livro: História geral da África Vol. VII -  África sob dominação colonial  1880 - 1935

Livro: História geral da África vol. VIII - África desde 1935

Questões:

1) Como relacionar na prática, linguagens com seu componente curricular?

2) Como trabalhar as competências cognitivas e socioemocionais no contexto das aulas remotas?

3) De que formas as disciplinas das Ciências humanas podem convergir para as habilidades específicas de cada uma a partir do tema: Colonialismo no continente africano?

Link de acesso ao Google formulário com as questões acima



___________ATPC 13.10.2020 ________________________

Algumas definições:

Ensino híbrido: Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.

Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que valorizem a interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores.

Rotação: Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes. Em uma, parte dos alunos podem se dedicar ao ensino via plataformas digitais. Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos. Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando dúvidas. Proposta de rotação é muito apropriada para recuperação de aprendizagens ou para aprofundamento de estudos.

Aula invertida: Este conceito, embora distorcido em muitas situações é a rigor, a ideia de que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar  dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.

Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.

Para justificar o nome sala de aula invertida, além de os alunos consumirem conteúdo através do ensino online, os mesmos utilizam a sala de aula física para fazer exercícios, provas e trabalhos em grupo. É como se a flipped classroom fosse o encontro perfeito entre o EAD e o presencial.

A aprendizagem é, e deve ser, resultante de um processo interativo. O EAD traz o conceito de interatividade à tona cada vez mais de forma eficiente. A sala de aula invertida, por sua vez, proporciona essa interatividade. Visto que se vale de todos os recursos, funcionalidades e benefícios do ensino online e da aprendizagem presencial.

Disruptivo: O adjetivo vem da palavra disrupção, que significa a quebra do curso normal de um processo. No contexto educacional, pode representar a substituição de metodologias e estratégias arcaicas por metodologias atualizadas frente a realidade social, emocional, tecnológica e pedagógica.

ACESSE OS SLIDES DA FORMAÇÃO  >CLICANDO AQUI<

Estude os slides da formação acima e faça as anotações de suas dúvidas e reflexões abaixo sobre o material estudado:

1) Quais são as vantagens do ensino híbrido?

2) De que formas o ensino híbrido pode favorecer, tanto os alunos com deficit de aprendizagens quanto os alunos com altas habilidades?

3) Cite 03 características que você considera que serão incorporadas permanentemente nas práticas docentes, no 'novo normal'. 

4) Qual é a definição de "ensino integral" no contexto do currículo paulista?

5) Quais dificuldades poderão estar sujeitos, os profissionais que negligenciarem as demandas impostas pelas mudanças de paradigma metodológico e de estratégias de ensino? 

CLIQUE >>>Link do formulário <<< para transcrição das suas reflexões.


_______ATPC 06.10.2020____________________________


COMANDA:
Acesse o documento orientador sobre recuperação e aprofundamento em todas as disciplinas no link abaixo, leia atentamente a Introdução e as propostas para cada disciplina:

TODOS: Introdução Slides 01 à 11 

Ensino Médio:

Filosofia: Slides 74 a 90

História: Slides 91 a 108

Geografia: Slides 109 a 124

Sociologia: Slides 125 a 136

 Ensino Fundamental Anos Finais:

História: Slides 186 a 201

Geografia: Slides 202 a 223

LINK >>>> Documento Orientador

Faça uma análise sobre a necessidade ou não de adaptações para viabilizar as propostas no ensino remoto para o Classroom e os Roteiros de estudos físicos. Por favor, faça registros.


_______________ATPC 29.09.2020____________________

Apresentação PPT

Vídeo da transmissão do CMSP

A pergunta no contexto escolar: seu papel e importância para o processo de ensino aprendizagem.

Materiais de apoio (Cadernos do Aluno e do Professor - ABAIXO

_________________________________________________________


Materiais de estudos do dia 22.09.2020


APRESENTAÇÃO PPT/CMSP - Ciências Humanas

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE 

VÍDEO- Reinventando: Um novo ensino no pós-pandemia - Claudia Costin

Habilidades essenciais de Geografia E.F

Habilidades essenciais de História E.F

Caderno do Professor  Ciências Humanas E.M 2º ano 3º bi

Caderno de Professor Ciências Humanas E.M 3º ano 3º bi

VÍDEO CMSP /ATPC - Ciências Humanas - Recuperação e Aprofundamento: Introdução

COMANDA:

O foco deste estudo é:

Conhecer as habilidades essenciais da área de C.H para desenvolver propostas de aulas alinhadas com estas habilidades;

Conhecer o conceito de Metodologias Ativas, as justificativas que as tornam adequadas para a atualidade e os entraves para sua aplicação.

Para isso recomendamos a revisão dos quadros de Habilidades essenciais do E.F e os cadernos dos Professores das disciplinas da área,do E.M. Além disso, revisitar a apresentação de PPT e a videoaula do CMSP que trata da introdução das disciplinas da área na ação de recuperação e aprofundamento.

Leitura da transcrição da palestra: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.

Com base no estudo da transcrição acima, faça Registros das seguintes questões:

1- As metodologias ativas apresentam grande potencial para atender as demandas e os desafios da educação atual. O que é necessário contudo, para que elas sejam adotadas e aplicadas de modo eficaz?

2- Embora as metodologias ativas apresentem resultados extraordinariamente positivos, quais são os obstáculos que se apresentam nos ambientes educacionais, para a sua aplicação?

3- Quais são as características das metodologias ativas, apresentadas no texto?

4- Qual é a diferença entre informação e conhecimento apresentada no texto e o que caracteriza uma pessoa plenamente formada e apta para atender as demandas do mundo atual?

"Certo dia, esses alunos nos procuraram dizendo terem observado um erro de transmissão de movimentos na figura de Debret, “Pequena moenda de fazer caldo cana”, publicada no jornal Folha de São Paulo".  

5- Leia o relato da página 11 da transcrição e comente sobre a presença de metodologia ativa na experiência dos alunos.

6- Avaliação do encontro.


 

 


Materiais de estudos do dia 15.09.2020

MATERIAIS DE APOIO: CADERNOS DO ALUNO/CADERNOS DO PROFESSOR/INOVA EDUCAÇÃO / HABILIDADES DO CURRÍCULO/HABILIDADES ESSENCIAIS (TODAS AS ÁREAS)

  1. Acesse o link acima
  2. Selecione em MATERIAIS, o segmento do qual deseja ver os materiais
  3. Selecione o tipo de material - Material de apoio
  4. Escolha um caderno de apoio do 3º bimestre para analisar
  5. Observe no caderno selecionado: atualidade, características de metodologia, potencial de interdisciplinaridade

Dia 18.08.2020 Clique AQUI para ver os Slides da apresentação

Dia 01.09.2020 Clique AQUI para ver os Slides da apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será analisado e em breve, publicado. Acompanhe.
Grato
Celina Digital

MATERIAIS DE APROFUNDAMENTO PARA DOCENTES - REPLANEJAMENTO 2º BIM 2024

Olá Professores (as) Estamos de volta para completar a jornada do ano letivo. Desejamos êxito em seus trabalhos e para isso disponibilizamos...