ATPC - 06-06-2021
Olá, tudo bem? Estamos caminhando para o encerramento do 2º bim. e do primeiro semestre.A coordenação da escola (Profª Jane e Profª Ana) providenciou uma planilha com resultados de participação dos alunos, para evitarmos de atribuir notas que possam inviabilizar a oportunidade dos nossos alunos de, no segundo semestre e em um cenário diferente, recuperar a participação e conseguir um aproveitamento satisfatório.
CLIQUE AQUI para acessar a publicação sobre esta planilha
CLIQUE AQUI para acessar a apresentação deste ATPC
Solicitamos que tod@s os professor@s publiquem em TODOS os meios de comunicação disponíveis (grupos, Chat do CMSP e etc), MESMO aquel@s que não tem E.M (solicite que seus alunos ajudem a divulgar) a seguinte chamada:
COMUNICADO URGENTE
Atenção alunos:
TODOS os alunos dos 1º anos do Ensino médio devem entrar na SED e responder ao questionário sobre os itinerários formativos.
VAMOS GARANTIR UMA BOA NOTA NO 2º BIM?
PRAZO PARA FAZER AS SEQUÊNCIAS DIGITAIS E AAP NO CAED É SÓ ATÉ DIA 09.07 E RESPONDER AO QUESTIONÁRIO DOS 1º ANOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS É SÓ ATÉ DIA 08.07. NÃO DEIXEM PARA A ÚLTIMA HORA!!
EM CASO DE DÚVIDA, PROCURE A ESCOLA OU FALE COM SEUS PROFESSORES.
________#________#___________
ATPC - 29.06.2021
SLIDES DA APRESENTAÇÃO DESTE ATPC - AQUI
CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS ORIENTADORES
Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas.
LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<
FORMULÁRIO PARA ENVIO DE EVIDÊNCIAS CULMINÂNCIAS DAS ELETIVAS >>AQUI<<
Veja na postagem abaixo (ATPC de 15.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas
_______#_________#_________
ATPC - 22-06.2021Slides desta apresentação CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS
ORIENTADORES
Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas.
LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<
Veja na postagem abaixo (ATPC de 15.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas
LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<
Slides desse ATPC - Clique AQUI
TUTORIAIS CMSP Prof. Regivan >> ABAIXO
LINK com as questões sobre este ATPC >>>CLIQUE AQUI
TUTORIAL 01 sobre USO do APP CMSP para celular
(Veja MAIS abaixo, o tutorial para computador)
TUTORIA CMSP PARA COMPUTADORES
ATPC - 08.06.2021
Apresentação - SLIDES - CLIQUE AQUI
Formulário de questões - CLIQUE AQUI
LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI
ESTES SÃO OS PLANOS DAS AULAS QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER COM SEUS ALUNOS NAS SUAS AULAS NO CMSP DE ACORDO COM O HORÁRIO DAS AULAS DA ESCOLA.
BANNER para ser copiado e divulgado pelos professores responsáveis pelas turmas, nos grupos DE WhatsApp de alunos durante todos os dias desta semana:
ATPC - 01.06.2021
PAUTA e APRESENTAÇÃO- CLIQUE AQUI
Atividade do ATPC de hoje >> CLIQUE AQUI
Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI
____________________________________________________________
PAUTA- CLIQUE AQUI
Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI
Atividade do ATPC de hoje >> AQUI
#________#________#__________#__________#___________#___________#______
ATPC - 18.05.2021
Pauta - CLIQUE AQUI
Artigo: Cultura Maker: O que é e como aplicá-la na educação
Atividade do ATPC - CLIQUE AQUI
Nesta página serão publicados os materiais de estudos usados nas ATPCs, também em 2021 a partir de hoje!
ATPC de 11.05.2021
SLIDES da PAUTA: AQUI<<
Competências Socioemocionais AQUI<<
Acesse as questões do G. Formulário AQUI<<
CLIQUE AQUI pra saber + sobre os PLANOS DE AULAS 2º BI
______________ATPC - 15.12.2020______________________
1ª parte: Alinhamento sobre fechamento de aproveitamento 2020.
Objetivos
desta pauta formativa:
- Analisar historicamente o conceito de terrorismo.
- Sugerir atividades que desenvolvam habilidades relacionadas ao conceito de terrorismo.
- Valorizar a multiplicidade de fontes e de narrativas e sua escolha e análise em função das diretrizes curriculares para a formação integral.
______________ATPC - 08.12.2020______________________
Ciências Humanas - Currículo Paulista Ensino Médio
Objetivos desta pauta formativa
Conhecer o currículo da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a construção dos organizadores curriculares da área e a importância do trabalho em grupo
___________ATPC - 01.12.2020______________________
Ciências Humanas - Recuperação e aprofundamento em Ciências Humanas: educação e justiça socioambiental.
Objetivos desta pauta formativa:
- Refletir sobre as possíveis abordagens da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem.
- Reconhecer a Educação Ambiental articulada com todos os componentes curriculares.
- Ampliar estratégias de ensino baseadas em desafios na perspectiva da Educação Ambiental.
- Reconhecer a Educação Ambiental como desenvolvimento da educação integral, de forma interdisciplinar e transversal.
__________ATPC - 24.11.2020______________________
Objetivos
desta pauta formativa:
Ampliar a prática docente por meio de apresentação de ferramentas de ensino e aprendizagens.
Questões de reflexões (G. form)
__________ATPC 17.11.2020_______________________
Vídeo explicativo sobre como acessar o menu de conteúdos integrados (acesso somente logado no AVA da EFAPE0
Apresentação da ATPC - Educação em direitos humanos/Recuperação & Aprofundamento
Diferença entre Mapa mental e Mapa conceitual
Abaixo, assista ao vídeo STJ - Direitos Humanos
___________ATPC 10.11.2020______________________
Pauta
CONVIVA: Formação da Personalidade Ética e as contribuições da Escola: MATERIAIS
_________ATPC 03.11.2020________________________
Objetivos desta pauta formativa:
- Descrever elementos constitutivos da paisagem;
- Compreender o conceito de paisagem natural, social e cultural;
- Ampliar a prática docente por meio de atividades de Recuperação e Aprofundamento;
- Articular Ciências Humanas no desenvolvimento das atividades interdisciplinares.
REPOSITÓRIO
http://bit.ly/aulagestaodotempo
http://bit.ly/projetovidahistoria
VÍDEOS noYou Tube
Videoaula da transmissão do CMSP
Artigo: A PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA: breves reflexões.
__________ATPC 27.10.2020_______________________
LINK para os SLIDES da apresentação_________ATPC 20.10.2020_______________________
LINK: PPT de apoio - Apresentação
Geo 25 a 37
filos. 35
sociol. 36 a 39
Hist. 40 em diante
Documento orientador para recuperação e aprofundamento para disciplinas além de L.P e Mat.
Livro: Njinga A Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba
Livro: História geral da África Vol. VII - África sob dominação colonial 1880 - 1935
Livro: História geral da África vol. VIII - África desde 1935
Questões:
1) Como relacionar na prática, linguagens com seu componente curricular?
2) Como trabalhar as competências cognitivas e socioemocionais no contexto das aulas remotas?
3) De que formas as disciplinas das Ciências humanas podem convergir para as habilidades específicas de cada uma a partir do tema: Colonialismo no continente africano?
Link de acesso ao Google formulário com as questões acima
___________ATPC 13.10.2020 ________________________
Algumas definições:
Ensino híbrido: Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.
Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que valorizem a interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores.
Rotação: Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes. Em uma, parte dos alunos podem se dedicar ao ensino via plataformas digitais. Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos. Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando dúvidas. Proposta de rotação é muito apropriada para recuperação de aprendizagens ou para aprofundamento de estudos.
Aula invertida: Este conceito, embora distorcido em muitas situações é a rigor, a ideia de que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.
Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o
processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a
fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à
Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse
conhecimento na sala de aula.
Para justificar o nome sala de aula invertida, além
de os alunos consumirem conteúdo através do ensino online, os mesmos utilizam a
sala de aula física para fazer exercícios, provas e trabalhos em grupo. É
como se a flipped classroom fosse o encontro perfeito entre o EAD e o
presencial.
A aprendizagem é, e deve ser, resultante de um
processo interativo. O EAD traz o conceito de interatividade à tona cada vez
mais de forma eficiente. A sala de aula invertida, por sua vez, proporciona
essa interatividade. Visto que se vale de todos os recursos, funcionalidades e
benefícios do ensino online e da aprendizagem presencial.
Disruptivo: O adjetivo vem da palavra disrupção, que significa a quebra do curso normal de um processo. No contexto educacional, pode representar a substituição de metodologias e estratégias arcaicas por metodologias atualizadas frente a realidade social, emocional, tecnológica e pedagógica.
ACESSE OS SLIDES DA FORMAÇÃO >CLICANDO AQUI<
Estude os slides da formação acima e faça as anotações de suas dúvidas e reflexões abaixo sobre o material estudado:
1) Quais são as vantagens do ensino híbrido?
2) De que formas o ensino híbrido pode favorecer, tanto os alunos com deficit de aprendizagens quanto os alunos com altas habilidades?
3) Cite 03 características que você considera que serão incorporadas permanentemente nas práticas docentes, no 'novo normal'.
4) Qual é a definição de "ensino integral" no contexto do currículo paulista?
5) Quais dificuldades poderão estar sujeitos, os profissionais que negligenciarem as demandas impostas pelas mudanças de paradigma metodológico e de estratégias de ensino?
CLIQUE >>>Link do formulário <<< para transcrição das suas reflexões.
_______ATPC 06.10.2020____________________________
TODOS: Introdução Slides 01 à 11
Ensino Médio:
Filosofia: Slides 74 a 90
História: Slides 91 a 108
Geografia: Slides 109 a 124
Sociologia: Slides 125 a 136
Ensino Fundamental Anos Finais:
História: Slides 186 a 201
Geografia: Slides 202 a 223
LINK >>>> Documento Orientador
Faça uma análise sobre a necessidade ou não de adaptações para viabilizar as propostas no ensino remoto para o Classroom e os Roteiros de estudos físicos. Por favor, faça registros.
_______________ATPC 29.09.2020____________________
A pergunta no contexto escolar: seu papel e importância para o processo de ensino aprendizagem.
Materiais de apoio (Cadernos do Aluno e do Professor - ABAIXO
_________________________________________________________
Materiais de estudos do dia 22.09.2020
APRESENTAÇÃO PPT/CMSP - Ciências Humanas
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
VÍDEO- Reinventando: Um novo ensino no pós-pandemia - Claudia Costin
Habilidades essenciais de Geografia E.F
Habilidades essenciais de História E.F
Caderno do Professor Ciências Humanas E.M 2º ano 3º bi
Caderno de Professor Ciências Humanas E.M 3º ano 3º bi
VÍDEO CMSP /ATPC - Ciências Humanas - Recuperação e Aprofundamento: Introdução
COMANDA:
O foco deste estudo é:
Conhecer as habilidades essenciais da área de C.H para desenvolver propostas de aulas alinhadas com estas habilidades;
Conhecer o conceito de Metodologias Ativas, as justificativas que as tornam adequadas para a atualidade e os entraves para sua aplicação.
Para isso recomendamos a revisão dos quadros de Habilidades essenciais do E.F e os cadernos dos Professores das disciplinas da área,do E.M. Além disso, revisitar a apresentação de PPT e a videoaula do CMSP que trata da introdução das disciplinas da área na ação de recuperação e aprofundamento.
Leitura da transcrição da palestra: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
Com base no estudo da transcrição acima, faça Registros das seguintes questões:
1- As metodologias ativas apresentam grande potencial para atender as demandas e os desafios da educação atual. O que é necessário contudo, para que elas sejam adotadas e aplicadas de modo eficaz?
2- Embora as metodologias ativas apresentem resultados extraordinariamente positivos, quais são os obstáculos que se apresentam nos ambientes educacionais, para a sua aplicação?
3- Quais são as características das metodologias ativas, apresentadas no texto?
4- Qual é a diferença entre informação e conhecimento apresentada no texto e o que caracteriza uma pessoa plenamente formada e apta para atender as demandas do mundo atual?
"Certo dia, esses alunos nos procuraram dizendo terem observado um erro de transmissão de movimentos na figura de Debret, “Pequena moenda de fazer caldo cana”, publicada no jornal Folha de São Paulo".
5- Leia o relato da página 11 da transcrição e comente sobre a presença de metodologia ativa na experiência dos alunos.
6- Avaliação do encontro.
Materiais de estudos do dia 15.09.2020
MATERIAIS DE APOIO: CADERNOS DO ALUNO/CADERNOS DO PROFESSOR/INOVA EDUCAÇÃO / HABILIDADES DO CURRÍCULO/HABILIDADES ESSENCIAIS (TODAS AS ÁREAS)
- Acesse o link acima
- Selecione em MATERIAIS, o segmento do qual deseja ver os materiais
- Selecione o tipo de material - Material de apoio
- Escolha um caderno de apoio do 3º bimestre para analisar
- Observe no caderno selecionado: atualidade, características de metodologia, potencial de interdisciplinaridade
Dia 18.08.2020 Clique AQUI para ver os Slides da apresentação
Dia 01.09.2020 Clique AQUI para ver os Slides da apresentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua participação. Seu comentário será analisado e em breve, publicado. Acompanhe.
Grato
Celina Digital