Área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias - ATPC

Olá, tudo bem?


ATPC - 07-07-2021 

Estamos caminhando para o encerramento do 2º bim. e do primeiro semestre. A coordenação da escola (Profª Jane e Profª Ana) providenciou uma planilha com resultados de participação dos alunos, para evitarmos de atribuir notas que possam inviabilizar a oportunidade dos nossos alunos de, no segundo semestre e em um cenário diferente, recuperar a participação e conseguir um aproveitamento satisfatório.  

CLIQUE AQUI para acessar a publicação sobre esta planilha e a planilha com dados.

CLIQUE AQUI para acessar a apresentação deste ATPC 

Solicitamos que tod@s os professor@s publiquem em TODOS os meios de comunicação disponíveis (grupos, Chat do CMSP e etc), MESMO aquel@s que não tem E.M (solicite que seus alunos ajudem a divulgar) a seguinte chamada:

 COMUNICADO URGENTE 

Atenção alunos: 

TODOS os alunos dos 1º anos do Ensino médio devem entrar na SED e responder ao questionário sobre os itinerários formativos. VAMOS GARANTIR UMA BOA NOTA NO 2º BIM? 

PRAZO PARA  FAZER AS SEQUÊNCIAS DIGITAIS E AAP NO CAED É SÓ  ATÉ DIA 09.07 E RESPONDER AO QUESTIONÁRIO DOS 1º ANOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS É SÓ ATÉ DIA 08.07. 

NÃO DEIXEM PARA A ÚLTIMA HORA!! EM CASO DE DÚVIDA, PROCURE A ESCOLA OU FALE COM SEUS PROFESSORES. 

________#________#___________



ATPC - 30.06.2021

SLIDES DA APRESENTAÇÃO DESTE ATPC - AQUI

Que técnicas de leitura devemos utilizar para avaliar a confiabilidade de uma fonte? LEIA MAIS AQUI

É FAKE ou é NEWS? Saiba MAIS AQUI

Após visitar os dois links acima, acesse  CLICANDO AQUI o formulário com questões


CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS ORIENTADORES

Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas. 

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE EVIDÊNCIAS CULMINÂNCIAS DAS ELETIVAS >>AQUI<<

Veja na postagem abaixo (ATPC de 16.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas





ATPC - 23.06.2021
Link para os slides da apresentação AQUI

CLIQUE AQUI para ver >>NOVO ENSINO MÉDIO: DOCUMENTOS ORIENTADORES

Após estudar os documentos acima, CLIQUE AQUI para registrar as suas dúvidas. 

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO>> CLIQUE AQUI<<

Veja na postagem abaixo (ATPC de 16.06.2021) os tutoriais sobre uso do CMSP para as suas aulas

__________________________________





ATPC 16.06.2021

Slides da apresentação - CLIQUE AQUI

LINK para envio do plano de aulas JUNHO/JULHO >> CLIQUE AQUI<<

Link para as atividades deste ATPC - CLIQUE AQUI




TUTORIAIS PARA USO DO App CMSP (PARA CELULAR)


TUTORIAL PARA USO DO CENTRO DE MÍDIAS WEB (PARA COMPUTADOR




















ATPC 09.06.2021
Acesse os SLIDES da apresentação: CLIQUE AQUI
ACESSE as questões deste ATPC AQUI

LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI

Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI
ESTES SÃO OS PLANOS DAS AULAS QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER COM SEUS ALUNOS NAS SUAS AULAS NO CMSP DE ACORDO COM O HORÁRIO DAS AULAS DA ESCOLA.



BANNER para ser copiado e divulgado pelos professores responsáveis pelas turmas, nos grupos DE WhatsApp de alunos durante todos os dias desta semana:






Acesse os SLIDES da apresentação: CLIQUE AQUI

LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI

LINK para questões - CLIQUE AQUI

_



______________________________




ATPC - 26.05.2021

PAUTA - CLIQUE AQUI

Atividade do ATPC de hoje >> AQUI

Orientações e LINK para envio dos PLANOS DE AULAS >>> AQUI




_______________________________________



ATPC - 19.05.2021

PAUTA - CLIQUE AQUI


Atividade do ATPC de hoje: CLIQUE AQUI

___________________#___________________#__________________#_________________

Nesta página serão publicados os materiais de estudos usados nas ATPCs, também em 2021 a partir de hoje!


ATPC de 12.05.2021

SLIDES da PAUTA: AQUI<<

Competências Socioemocionais AQUI<<

Acesse as questões do G. Formulário AQUI<<

CLIQUE AQUI pra saber + sobre os PLANOS DE AULAS 2º BI





________ATPC - 16.12.2020________________________________

Objetivos desta pauta formativa
  • Refletir acerca das diversas possibilidades e aplicabilidade de processos metodológicos para uma aprendizagem significativa, por meio da tecnologia.
  • Identificar possibilidades para além da recuperação de forma articulada com as habilidades essenciais dos componentes de Arte, Educação Física e Língua Inglesa.

Vídeo slide 25 (requer login na EFAPE)

Vídeo slide 84 (requer login na EFAPE)

Vídeo slide 87 (requer login na EFAPE)

________ATPC - 09.12.2020________________________________

Objetivos desta pauta formativa

Apresentar a articulação proposta para a área de Linguagens, no Currículo Paulista, para o Ensino Médio.

Abaixo, uma relação de alunos separados por séries/turmas. Solicitamos que você verifique com muita atenção aos alunos cujos nomes aparecem grifados. PROCURE se certificar se estes alunos realizaram algum tipo de atividade com você, se teve algum tipo de participação. Em caso afirmativo, anote em rascunho o nome série e turma e descreva brevemente o que este (s) alunos realizaram para em seguida, transcrever no formulário. Consulta seus registros, CR, grupos de whatsapp e outros meios usados. 

IMPORTANTE: Os links com as relações de alunos SÓ PODERÃO serem acessados se você estiver logado ou fizer login na conta institucional do Google.

Relação de alunos das turmas do E.M

Relação de alunos das turmas do E.F

Formulário para transcrição de nomes dos  alunos


________ATPC 02.12.2020_________________________________


Objetivos desta pauta formativa: (L.P, Arte, Educação Física e Língua Inglesa)

  • Refletir acerca das diversas possibilidades e aplicabilidade de processos metodológicos para uma aprendizagem significativa.
  • Compreender as características dos perfis geracionais e o reflexo na construção do conhecimento.
  • Identificar possibilidades para além da recuperação de forma articulada com as habilidades essenciais dos componentes de Arte, Educação Física e Língua Inglesa.
________#__________#_____________#_________
              Língua Portuguesa
Sequência de atividade 3 (Encontro 2)


___________ATPC 25.11.2020_______________________________________

Pauta ATPC em Linguagens - Gêneros digitais: evolução e usos pedagógicos

Objetivos desta pauta formativa

  • Revisitar alguns gêneros que circulam em diferentes esferas da atividade humana em diversas linguagens.
  • Reconhecer os gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets), novas formas de escrita na constituição das mensagens.
  • Discutir o termo gêneros digitais e seus desdobramentos metodológicos.
  • Propor estratégias didáticas para o ensino dos novos gêneros digitais.
  • Revisitar alguns gêneros que circulam em diferentes esferas da atividade humana em diversas linguagens.
  • Reconhecer os nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets).
  • Reconhecer as novas formas de escrita que surgiram a partir dos gêneros digitais.
  • Discutir o termo gêneros digitais e seus desdobramentos metodológicos.
  • Propor estratégias didáticas para o ensino dos novos gêneros digitais.

Vídeo sobre Taxonomia de Bloom (Prof. Roberto Patrus - PUC Minas)


____________ATPC 18.11.2020______________________________________

Apresentação: Recuperação e Aprofundamento em Linguagem: Aprendizagem Significativa - Arte, Educação física; Língua Inglesa

Questões Arte, Educação física; Língua Inglesa e Língua Portuguesa para reflexões e registro - Google formulário

                     --------------------------------#-------------------------------------

Apresentação Língua Portuguesa - Anos Finais e Ensino Médio – Sequência de atividades 3

5 sites de verificação de notícias falsas ou verdadeiras

Notícia para reflexão

Podemos dizer que esta notícia está apresentada na forma multissemiótica e multimidiática? Porque?

Caderno 7º ano E.F (pág.47)

PARA consultar outros cadernos de apoio e o documento orientador, acesse os links mais abaixo, nesta mesma página




___________________ATPC 11.11.2020________________________________

Pautas:

CONVIVA: Formação da Personalidade Ética e as contribuições da Escola: MATERIAIS

Apresentação slides CMSP: Leituras e diálogos: Intertextualidade e interdisciplinaridade na área de Linguagens

______________________________________________________________________

ATPC _______________ 04.11.2020________________________________________

Objetivos desta pauta formativa de Inglês, Arte e Educação Física:

  • Refletir acerca da importância do trabalho em equipe para atingir os objetivos propostos;
  • Retomar o documento orientador;
  • Elaborar rubricas em ambientes síncronos e assíncronos para o momento de recuperação

Caderno Aprender Sempre vol. 03 E.F:    6º ano      7º ano        8º ano        9º ano
Caderno Aprender Sempre vol. 03 E.M:  1º ano      2º ano         3º ano

Localização dos componentes no documento orientador

  • Arte – do slide 224 ao 248
  • Educação Física – do slide 249 ao 262
  • Língua Inglesa – do slide 263 ao 276
Link para o formulário de questões AOS PROFESSORES DE Arte; Educação Física e Inglês

___________________________#_____________________________________

Objetivos desta pauta formativa de Língua Portuguesa:

  • Refletir acerca da importância do trabalho em equipe para atingir os objetivos propostos;
  • Retomar o documento orientador;
  • Elaborar rubricas em ambientes síncronos e assíncronos para o momento de recuperação.
APRESENTAÇÃO Slides ATPC PARA LÍNGUA PORTUGUESA

Caderno Aprender Sempre vol. 03 E.F:    6º ano      7º ano        8º ano        9º ano
Caderno Aprender Sempre vol. 03 E.M:  1º ano      2º ano         3º ano

Link para o formulário de questões AOS PROFESSORES de Língua Portuguesa

Mas afinal, o que são rubricas? como fazer?

______________ATPC- 21.10.2020____________________________________

Arte, Educação Física e Língua Inglesa.

LINK para o DOCUMENTO ORIENTADOR

Localização dos componentes no documento orientador

Arte – do slide 224 ao 248

Educação Física – do slide 249 ao 262

Língua Inglesa – do slide 263 ao 276

Atividade: Acesse os slides da sua disciplina e reflita sobre:

1) Com base nos slides da sua disciplina no documento orientador como você entende a relação entre a Habilidade essencial e as habilidades de suporte? Descreva um exemplo.

2) considere um exemplo de atividade de recuperação na sua disciplina apresentado no documento orientador e descreva como você faria uma aula invertida usando recursos de mídias digitais.

Vídeo da transmissão do CMSP

LINK para transcrição de seus registros em formulário (para os professores de arte, educação física e inglês)


__________________________________________________________

Língua Portuguesa
Slides específicos LP S.A 02
Caderno Aprender Sempre vol. 03 E.F:    6º ano      7º ano        8º ano        9º ano
Caderno Aprender Sempre vol. 03 E.M:  1º ano      2º ano         3º ano

Conceituando variedade linguística/interpretação de texto

 1 – como favorecer um trabalho com variação linguística a partir de textos da SA2.

Conceituando língua, norma culta e norma-padrão.

 2 – como diferenciar norma culta de norma-padrão.

 3 – analisando atividades das S.A 02.

ATIVIDADE:

1) Escolha um dos cadernos do Aprender Sempre Vol. 03 e explore uma atividade da SA2. Em seguida, recorrendo à metodologia ativa conhecida como aula invertida e considerando o uso de recursos digitais descreva quais conteúdos você selecionaria e como seriam disponibilizados? (considere o foco no desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação e variação linguística)

2) A partir da atividade que você escolheu num dos cadernos Aprender Sempre e considerando os recursos (conteúdos) que disponibilizou previamente aos alunos, como conduziria uma aula invertida presencialmente? (quais perguntas significativas mediariam as conversas com os alunos sobre o conteúdo por eles acessado)


LINK para transcrição de seus registros em formulário (para os professores de L.P)


______________ATPC - 14.10.2020___________________________________

Algumas definições:

Ensino híbrido: Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.

Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que valorizem a interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores.

Rotação: Ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes. Em uma, parte dos alunos podem se dedicar ao ensino via plataformas digitais. Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos. Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando dúvidas. Proposta de rotação é muito apropriada para recuperação de aprendizagens ou para aprofundamento de estudos.

Aula invertida: Este conceito, embora distorcido em muitas situações é a rigor, a ideia de que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar  dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.

Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.

Para justificar o nome sala de aula invertida, além de os alunos consumirem conteúdo através do ensino online, os mesmos utilizam a sala de aula física para fazer exercícios, provas e trabalhos em grupo. É como se a flipped classroom fosse o encontro perfeito entre o EAD e o presencial.

A aprendizagem é, e deve ser, resultante de um processo interativo. O EAD traz o conceito de interatividade à tona cada vez mais de forma eficiente. A sala de aula invertida, por sua vez, proporciona essa interatividade. Visto que se vale de todos os recursos, funcionalidades e benefícios do ensino online e da aprendizagem presencial.

Disruptivo: O adjetivo vem da palavra disrupção, que significa a quebra do curso normal de um processo. No contexto educacional, pode representar a substituição de metodologias e estratégias arcaicas por metodologias atualizadas frente a realidade social, emocional, tecnológica e pedagógica.

ACESSE OS SLIDES DA FORMAÇÃO  >CLICANDO AQUI<

Após estudar os slides da formação acima, faça as anotações de suas dúvidas e das reflexões abaixo sobre o material estudado:

1) As competências gerais do currículo oficial apresentadas nos slides 07 e 08 justificam a importância da adoção de tecnologias digitais de comunicação e informação. Quais são as vantagens do ensino híbrido neste contexto?

2) De que formas o ensino híbrido pode favorecer, tanto os alunos com deficit de aprendizagens quanto os alunos com altas habilidades?

3) Cite 03 características que você considera que serão incorporadas permanentemente nas suas práticas docentes, no 'novo normal'. 

4) Qual é a definição de "ensino integral" no contexto do currículo paulista?

5) Quais dificuldades poderão estar sujeitos, os profissionais que negligenciarem as demandas impostas pelas mudanças de paradigma metodológico e de estratégias de ensino?

CLIQUE >>>Link do formulário <<< para transcrição das suas reflexões.

Retransmissão do Vídeo do CMSP

__________________________________________________________

______________ATPC - 07.10.2020___________________________________

COMANDA:

Acesse o documento orientador sobre recuperação e aprofundamento em todas as disciplinas no link abaixo, leia atentamente a Introdução e as propostas para cada disciplina:

INTRODUÇÃO: SLIDES 01 a 11 - ARTE/EDUCAÇÃO FÍSICA/ INGLÊS 

Ensino Médio:
Arte:   slides 137 a 154
Ed. Física:   slides 155 a 169
Inglês: slides 170 a 185

Ensino Fundamental:
Arte:  slides 224 a 248
Ed. Física: slides 249 a 262
Inglês: slides 264 a 276

LINK >>>> Documento Orientador

Professores de Arte; Ed. Física e Inglês, façam uma análise sobre a necessidade ou não de adaptações para viabilizar as propostas no ensino remoto para o Classroom e os Roteiros de estudos físicos. Por favor, façam registros.

PROFESSORES (AS) DE LÍNGUA PORTUGUESA

Para início dos estudos específicos dos Cadernos Aprender Sempre proposto na ação de formação para reforço e aprofundamento, acessem os SLIDES abaixo e estude-os com foco na metodologia e estratégias apresentada no exemplo. Por favor, registrem em rascunho as suas observações. Este estudo terá desdobramentos na segunda parte do nosso encontro, as 10h45 e/ou 17h15


Estudo de casos e questões para análise e reflexões: 

Pedro é professor de LP. Para ensinar as classes morfológicas ele as relaciona na lousa, coloca as suas respectivas definições e pede aos seus alunos que as copiem nos seus cadernos.

Ex: Classes gramaticais são classes de palavras que, do ponto de vista semântico, contêm as noções de ação, processo ou estado, e, do ponto de vista sintático, exercem a função de núcleo do predicado das sentenças.

Verbos: São .........

Em seguida, Pedro explica cada uma delas e aplica um questionário no qual os alunos devem demonstrar que sabem descrever as suas definições.

_____________________________________________

Flora também é professora de LP. Para ensinar as classes morfológicas ela seleciona um texto multissemiótico, disponibiliza aos alunos, solicita que eles leiam e em seguida, por meio de perguntas, explora dos alunos, as suas interpretações particulares, fazendo as intervenções necessárias e apresentando algumas classes morfológicas presentes no texto, explicando as suas funções.

Flora repete a proposta utilizando outros textos, explorando sempre a interpretação do texto e a identificação das classes gramaticais já conhecidas pelos alunos.

Para avaliar, uma das estratégias de Flora é apresentar um texto e solicitar aos alunos a identificação de verbos, adjetivos, substantivos e pronomes e etc. neste texto.

1) Faça uma reflexão e análise crítica sobre as práticas dos 2 professores a luz das estratégias e metodologias dos slides e apresentadas nos cadernos de apoio da SEE.

2) Que outra estratégia Flora poderia utilizar para avaliar, que fosse coerente com a sua prática?

3) Na sua avaliação, qual dos dois professores consegue maior adesão dos alunos às suas propostas?

__________________________________________________________________________



Excertos do artigo: PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA COMO REVELADORAS DE MUDANÇAS NA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Vídeo da transmissão do CMSP

Apresentação PPT de apoio

"Gamificação – do inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos (utilizar elementos de jogo: pontos, conquistas, níveis) para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, normalmente não relacionados a jogos".

"Ousadia suprema: Tentar fazer os outros pensarem".

__________________________________________________________________

Materiais de estudos _________ATPC de 23.09.2020________

Vídeo da transmissão do CMSP

Materiais de apoio E.F

Materiais de apoio E.M

Caderno de Inglês E.F

Caderno de Arte E.F

Caderno de Língua Portuguesa E.F

Caderno de Educação Física E.F

Caderno de Linguagens 1º ano E.M

Caderno de Linguagens 2º ano E.M

Caderno de Linguagens 3º ano E.M

COMANDA:

O foco deste estudo é:

Conhecer as habilidades essenciais da área de Linguagens e Códigos para desenvolver propostas de aulas alinhadas com estas habilidades;

Conhecer o conceito de Metodologias Ativas, as justificativas que as tornam adequadas para a atualidade e os entraves para sua aplicação;

Estabelecer relações entre o Teatro, as Linguagens e as Metodologias ativas;

Para isso recomendamos a revisão dos quadros de Habilidades essenciais do E.F e os cadernos dos Professores das disciplinas da área. Além disso, revisitar as apresentações de PPT e a videoaula do CMSP que trata da linguagem teatral como expressão humana.

Leitura da transcrição da palestra: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.

Com base no estudo da transcrição acima, e demais materiais, faça registros das seguintes questões:

1- As metodologias ativas apresentam grande potencial para atender as demandas e os desafios da educação atual. O que é necessário contudo, para que elas sejam adotadas e aplicadas de modo eficaz?

2- Embora as metodologias ativas apresentem resultados extraordinariamente positivos, quais são os obstáculos que se apresentam nos ambientes educacionais, para a sua aplicação?

3- Quais são as características das metodologias ativas, apresentadas no texto?

4- Qual é a diferença entre informação e conhecimento, apresentada no texto, e o que caracteriza uma pessoa plenamente formada e apta para atender as demandas do mundo atual?

5- Como as disciplinas da área de Linguagens podem se articular com a linguagem teatral?

6- Avaliação do encontro

7 - Sugestões, criticas e opinião






__________ATPC de 16.09.2020___________________

Materiais de apoio E.F

Materiais de apoio E.M

Caderno de Inglês E.F

Caderno de Arte E.F

Caderno de Língua Portuguesa E.F

Caderno de Educação Física E.F

Caderno de Linguagens 1º ano E.M

Caderno de Linguagens 2º ano E.M

Caderno de Linguagens 3º ano E.M

QUESTÕES PARA LEITURA, REFLEXÃO E REGISTROS.

Escolha a(a) disciplina(s) e segmento(s) que atua e reflita sobre as questões abaixo. Faça registro das suas respostas e considerações.

Arte E.M

Faça uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.

Em seguida, detenha-se nas atividades I e II e reflita sobre:

1 Contribuição das atividades I e II para enriquecimento de conceitos (cite alguns) relacionados ao tema.

2 Recorte trechos que caracterizam Metodologia Ativa nas atividades I e II.

3 De que formas os alunos podem expressar suas opiniões e conhecimentos sobre as questões da atividade I?

4 De que forma o professor pode favorecer a competência leitora na atividade II?

 

Arte E.F

Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.

Em seguida, detenha-se na introdução do caderno (pág. 6 ou 51 ou 95 ou 133)

1 Como você entende que o professor pode fazer  vigorar um espírito aberto para as ideias dos estudantes, de maneira que favoreça a ampliação do repertório e conhecimentos dos alunos?

 O caderno prevê: “Oportunizar momentos de reconhecimento e apreciação de trabalhos e obras de artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas”.

2 De que forma prática o professor pode proporcionar estas oportunidades descritas acima aos alunos? O material oferece fontes? Cite algumas.

3 Localize e se aproprie dos quadros “organizador curricular” do Caderno para as diferentes séries.

 

Educação Física E.F

Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.

1 Localize e se aproprie dos quadros “organizador curricular” do Caderno para as diferentes séries. Registre suas considerações.

2 Identifique alguns conceitos que o caderno indicam explicitamente como relevantes para este bimestre.

3 Recorte do caderno, um trecho de uma atividade que contribui para o desenvolvimento da competência Leitora.

4 O material é rico em sugestões de recursos para aprofundamento sobre o tema. De que forma você considera que um professor pode proporcionar estes recursos aos alunos de forma organizada e sistemática?

Educação Física E.M

Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre do 1º ano.

1 Quais são os 2 temas propostos neste caderno e o que se espera que os alunos aprendam em cada um deles?

2 De que forma você considera que um professor pode proporcionar recursos de aprofundamento de estudos sobre estes temas  aos alunos, de forma organizada e sistemática?

3 As propostas de atividades do caderno favorecem o trabalho interdisciplinar? Justifique.

 

Língua Portuguesa E.F

Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.

1 Localize e se aproprie dos quadros “organizador curricular” do Caderno para as diferentes séries. Registre suas considerações.

“As atividades apresentadas neste material pretende trabalhar com destaque, habilidades relacionadas às práticas de domínio gramatical e linguística”.

2 Esta frase corresponde à proposta do caderno? Justifique

3 O material é rico em sugestões de recursos para aprofundamento sobre o tema. De que forma você considera que um professor pode proporcionar estes recursos aos alunos de forma organizada e sistemática?

 

Língua Portuguesa E.M

Faça inicialmente, uma leitura panorâmica do material de apoio do 3º bimestre.

1 Localize e se aproprie dos quadros “organizador curricular” do Caderno para as diferentes séries e registre suas considerações..

“As atividades apresentadas neste material pretende trabalhar com destaque, habilidades relacionadas às práticas de domínio gramatical e linguística”.

2 Esta frase corresponde à proposta do caderno? Justifique

3 O caderno se propõe à ampliação de repertório cultural por meio do contato com obras literárias, considerando seu contexto de produção e sua relação com a atualidade. De que forma prática e eficaz o professor pode favorecer o acesso à diversidade de repertório cultural?

4 Leia a atividade I (de qualquer série) e relacione conceitos que você considera essenciais para a realização das atividades e aprendizagens e que, portanto, mereceriam uma sondagem e revisão.

 

Inglês EF

Initially, make a panoramic reading of the support material for the 3rd bimester.

1 By the end of the activity(s), what students are expected to have learned? (Em cada série)

2 What is curious about the proposal for activity 1 of the 6th year?

3“This material does not favor interdisciplinary action”. Is it correct? Explain.

 

LEM EM

Initially, make a panoramic reading of the support material for the 3rd quarter of a year.

1 What is curious about the proposed activities?

2 “This material does not favor interdisciplinary action”. Is it correct? Explain.



___ATPC DE 09.09.2020__________________________________________________________

CLIQUE AQUI PARA VER A APRESENTAÇÃO DO ATPC DE 09.09.2020

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS CADERNOS DE FORMAÇÃO; CADERNOS DE APOIO; CADERNOS DO PROFESSOR E CADERNOS DO APRENDER SEMPRE DO E.F E E.M

CLIQUE AQUI PARA LER A SÍNTESE DAS CAPACIDADES DE LEITURA (TEXTO ROJO 2004) COM SUGESTÕES DE COMO DESENVOLVER

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RELAÇÃO DE HABILIDADES ESSENCIAIS DE TODAS AS DISCIPLINAS

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO DOS ATPCs DO CMSP DESTA SEMANA 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS PLANILHAS COM GABARITOS DA 27ª AAP DE LÍNGUA PORTUGUESA

___________________________________________________________________________________

Slides do dia 02.09.2020 >> CLIQUE AQUI para acessar

Dia 19.08.2020  Clique AQUI para ver os Slides da apresentação

Clique AQUI para assistir ao vídeo sobre Metodologias ativas com Julci Rocha

Clique AQUI para assistir ao vídeo clip da música: Another Brick In The Wall - Pink Floyd (Legendado)

Clique AQUI  para assistir ao vídeo sobre interdisciplinaridade e transversalidade com o Prof. Nilson José Machado


DIA 31.08.2020 - CMSP reunião das 13h30 >>> Materiais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Seu comentário será analisado e em breve, publicado. Acompanhe.
Grato
Celina Digital

MATERIAIS DE APROFUNDAMENTO PARA DOCENTES - REPLANEJAMENTO 2º BIM 2024

Olá Professores (as) Estamos de volta para completar a jornada do ano letivo. Desejamos êxito em seus trabalhos e para isso disponibilizamos...