segunda-feira, 5 de outubro de 2020

AVALIAÇÃO ESCOLAR: Práticas 'tradicionais' X Práticas Emancipadoras, inclusivas e democráticas

 

Podemos considerar que existem dois grupos de pedagogias – tradicionais e emancipadoras – que representam concepções antagônicas.

O primeiro grupo está preocupado com a reprodução e conservação da sociedade, propondo práticas autoritárias de avaliação.

O segundo grupo assume uma perspectiva de transformação social, objetivo com o qual a educação formal pode contribuir, incluindo práticas de avaliação visando à autonomia do educando [e principalmente, formativa e permanente, como instrumento de apoio à aprendizagem]

A função formativa da avaliação é a que mais corresponde ao projeto de uma educação democrática e emancipatória. Para isso deve ser pontual, diretamente relacionada a objetivos específicos previamente trabalhados, visando correções de rumos e retomadas sobre aquilo que for necessário, pontual e especificamente.

Avaliação geral, com objetivo explícito ou implícito de “gerar nota”, embora tenha sido admitida durante algum tempo em nossa sociedade, é hoje anacrônica e contradiz frontalmente com as práticas emancipadoras, inclusivas e democráticas.

Corroboram com estes princípios, estudiosos e especialistas contemporâneos como: Cipriano Luckesi; Paulo Freire; Dermeval Saviani, Jussara Hoffman entre outros.

Veja nos LINKs ABAIXO, alguns dos argumentos e fundamentos dos autores sobre avaliação:

https://novaescola.org.br/conteudo/4837/colecao-pensadores-na-pratica-avaliacao-da-aprendizagem-escolar-estudos-e-proposicoes-de-cipriano-luckesi

Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar

Avaliação e a Pedagogia de Paulo Freire

O QUE É MESMO O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM? Cipriano Carlos Luckesi

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: PARA ALÉM DA VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS

Avaliação, ensino e as novas tecnologias


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